Política
A Arte, fiel Companheira
Nesta data,se viva estivesse,Cacilda Becker Iaconis (atriz brasileira e um dos maiores mitos dos palcos nacionais)estaria completando 90 anos...
A morte súbita de
Cacilda Becker , aos 48 anos, depois de sofrer um aneurisma cerebral no intervalo de uma das apresentações da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, tirou dos palcos a maior intérprete do moderno teatro brasileiro. " A morte emendou a gramática/Morreram Cacilda Becker. Não era uma só. Eram tantas.(...)", escreveu Carlos Drummond de Andrade para explicar os dotes da primeira grande dama do teatro. Mesmo com seu timbre de voz anasalado, sua respiração difícil, por causa de problemas pulmonares, sua baixa estatura e magreza (não pesava mais de 40 quilos), foi celebrada ao interpretar, com carisma e talento inconfundíveis, todos os grandes autores do século 20, além dos gregos e Shakespeare. Cacilda foi introduzida no teatro pelas mãos do escritor Miroel Silveira, que a integrou ao Teatro dos Estudantes, no Rio de Janeiro. Com experiência apenas de balé, sem nunca ter assistido sequer a uma peça, estreou em 3.200 Metros de Altitude, de Julien Luchaire (1941). Depois de passar pelo Grupo Universitário de Teatro (GUT), criado e dirigido por Décio de Almeida Prado e Martins Pena, e pela Cia. Bibi Ferreira, participou do grupo Os Comediantes, na lendária peça que iniciou a luta pela modernização do teatro brasileiro: Vestido de Noiva (1947), de Nelson Rodrigues, com direção de Ziembinski. Em 1948, começou a fase mais importante de sua carreira: integrou-se ao Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), criado pelo empresário italiano Franco Zampari. No TBC, tornou-se unanimidade com a personagem Alma, em O Anjo de Pedra, de Tennessee Williams (1950), e com Pega-Fogo, na peça Pega-Fogo, de Jules Renard. Em 1958, fundou a própria companhia, o Teatro Cacilda Becker, que estreou no Rio de Janeiro com a peça O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. É especialmente lembrada em Uma Longa Jornada Noite Adentro (1958), de Eugene O´Neill, Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?, de Edward Albee (1965), e em Maria Stuart, de Schiller (1958).
Fonte:
net.saber
loading...
-
Artur Xexéo Comenta No Jornal "o Globo" O Caso Sobre A Censura No Trianon
O jornalista e colunista do jornal " O Globo" fez um pequeno, mas relevante comentário em seu espaço no periódico, sobre a questão envolvendo o grupo teatral "Oito de Paus", o espetáculo "Bonitinha, mas ordinária" e a administração do Teatro...
-
"a Cantora Careca" No Teatro De Bolso
“A cantora careca” encenada pelos alunos do curso livre de teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima encantou o público que compareceu neste fim de semana no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Mas, Quem não pode assistir terá a oportunidade...
-
Sabia Que Nesta Data...
...1956,Vinícius de Morais resolveu montar a peça Orfeu da Conceição paralelamente à sua filmagem, dirigida por Marcel Camus? E mais...Orfeu da Conceição é uma adaptação em forma de peça musical do mito grego de Orfeu transposto...
-
Nelson Rodrigues - 100 Anos: Uma Voz Que Ecoa Pela Cultura Brasileira
Textos do dramaturgo e cronista ganharam o teatro, o cinema e a televisão do País iG São Paulo Em seu centenário, completado nesta quinta-feira (23), Nelson Rodrigues ainda é uma figura central na cultura brasileira. Autor de frases conhecidas até...
-
Teatro é Uma Boa!!
A boa pedida desse fim de semana é o teatro. Nesta sexta-feira (18) e sábado (19), às 20h, no Teatro de Bolso, a peça "Shakespeare - Fragmentos", será encenada pelos alunos da segunda turma do Curso Livre de Teatro, que iniciou em 1º de setembro...
Política