Existe uma outra alternativa ao filme de Hollywood sobre os primórdios da criação moderna da Banca internacional Judaica – o filme alemão “Die Rothschilds, Aktien auf Waterloo”. Este documento “histórico” no processo de formação e ascenção da fortuna da familia Rothschild teve por palco a Grã-Bretanha durante as Guerras Napoleónicas, do qual o filme reflecte a ambição selvagem (a antecâmara no extremar do liberalismo) de uma agenda politica com base na “pureza racial”. Desprezando a tradicional culpabilização do Judeu por usura, intriga e avareza, os Rothschilds ultrapassavam o estigma adorando demonstrar a “judaificação” da sociedade Inglesa às mãos da sua familia – o que demonstra o porquê, nas palavras de Joseph Goebbels, de os Britânicos se terem tornado “os Judeus entre os Arianos”...
O filme de Erich Waschneck produzido nos legendários estúdios da UFA (em Potsdam, nos arredores de Berlim) foi estreado em Julho de 1940 e debruça-se sobre o modo como esta familia de banqueiros enriquece através das guerras napoleónicas. É uma das três obras consideradas anti-semitas produzidas durante o Nazismo. Pelos motivos óbvios da politica de “desnazificação” da Alemanha, foi totalmente impedido de ser projectado após o triunfo do lobie dos judeus norte-americanos na 2ª grande Guerra Mundial, por ter descrito a prosperidade desta célebre familia de banqueiros Judaicos de maneira negativa. O filme continua a não poder ser exibido sem autorização expressa da Alemanha (e unicamente para núcleos restritos de historiadores em privado) o que interdita de facto a sua mostra na maior parte dos paises europeus.
As audiências na Alemanha em 1940 não deixaram muito claro qual seria o principal inimigo a odiar, se os Judeus se os Ingleses. Goebbels não hesitou em pô-lo em exibição, mas um ano depois foi feita uma nova versão revista e expurgada de quaisquer simpatias concebiveis para com personagens britânicos, que foi rebaptizada “Os Rothschilds, Acções de Bolsa Jogadas em Waterloo”. (É esta versão que é apresentada no DVD). Mas o tempo oportuno para a obra tinha passado. A batalha aérea da Alemanha com a Grã-Bretanha caminhava para um fim inglório, enquanto internamente um novo e popular filme, “Jud Süss” se convertia no preferido pelo regime para acirrar o sentimento anti-semita. Se, no final, “Die Rothschilds” provou ser um menor incitamento ao ódio, não foi por falta de se ter tentado. Com a justaposição da crítica social e da teoria racial Nazis, e com o seu duplo assalto sobre judeus e ingleses, recicla-se muitos dos mitos em redor da Casa dos Rothschilds. O que de qualquer modo, faz o filme merecer ser mais conhecido do que a reduzida importância que teve na época.
Sinopse: O princípe Guilherme IX de Hessen-Darmstadt é mobilizado por Napoleão para integrar as suas hostes. Por essa altura do ano de 1806 em Frankfurt, Mayer Amschel Bauer von Rothschild é encarregado de dar suporte ao financiamento de uma quantia de 600.000 libras esterlinas para armar e levar um exército de voluntários a partir do ducado de Hessen (depois o maior centro industrial-financeiro da Alemanhae hoje sede do BCE).
De posse desse dinheiro Mayer Rothschild envia o seu filho Nathanael a Londres e o seu outro filho James a Paris para especularem com ele. Com o dinheiro do principe de Hessen e os lucros conseguidos ele irá financiar o exército do duque de Wellington para combater as forças napoleónicas em Espanha. Em 20 de Junho de 1815, Nathanael Rothschild conseguiu saber antecipadamente da derrota dos franceses em Waterloo e vendeu na bolsa de Londres todas as acções que detinha no English Consul, fazendo a generalidade dos accionistas acreditar que a Inglaterra havia perdido a guerra. Acossados pelo pânico de perderem tudo, os accionistas venderam de imediato as acções e em poucas horas o seu valor caiu para 5 centavos. Rothschild volta a aquirir a totalidade dessas acções. Quando o verdadeiro resultado de Waterloo foi revelado ao público, as acções da English Consul aumentaram extraordinariamente de valor, e a fortuna dos Rothschild multiplicou-se por vinte vezes. Enriquecidos pela derrota de Napoleão em Waterloo, no final o filme mostra os milhões ganhos pelos Rothschilds e a Cruz de David posta sobre a Inglaterra
o filme entretanto foi censurado no you-tube, ao abrigo dos direitos de autor detidos pela IHF (uma empresa de Chicago), mas pode ser visto aqui
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