A manipulação de imagens em discussão
Política

A manipulação de imagens em discussão


Ditadura do Photoshop

Diante da popularização da manipulação de imagens,
os franceses querem devolver à fotografia o seu valor
fundamental: a utópica fidelidade da representação


Paulo Vitale

Fotos Marcos d’Paula/AE
Aparências que enganam
A atriz americana Sharon Stone, de 51 anos,
à direita e na capa de revista: entre o real,
a maquiagem e o Photoshop


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Em 1826, o francês Joseph Nicéphore Niépce registrou uma imagem de seu quintal usando uma placa de estanho, betume e uma câmara escura. Depois de oito horas de exposição à luz, nascia a fotografia. Desde então, vimos o mundo através de fotos: os horrores das guerras, os lugares exóticos recém-desbravados, os grandes líderes, os mais belos homens e mulheres e mesmo o planeta Terra visto do espaço. Hoje, quase dois séculos depois, o povo que inventou essa técnica volta a refletir sobre os rumos tomados pela arte de transformar coisas em imagens. Tramita no Congresso francês uma proposta de lei da deputada Valérie Boyer que pretende regulamentar o uso do Photoshop em imagens publicitárias, editoriais e artísticas. Segundo a deputada, toda foto publicada na França minimamente alterada por um programa de computador que retoque imagens deverá vir acompanhada do seguinte aviso: "Esta fotografia foi retocada para modificar a aparência física de uma pessoa". A multa para quem não o colocar será de 37.500 euros, ou 95.500 reais. A proposta já conta com a adesão de outros cinquenta parlamentares franceses.

Como fazemos com um filho rebelde que fugiu do nosso controle, os franceses querem devolver à fotografia o seu valor fundamental: a fidelidade – apesar de utópica – da representação fotográfica. Em campanhas publicitárias e certos nichos glamourosos da imprensa de moda, existem hoje dois processos distintos na elaboração das imagens: fotografar e photoshopar (sim, já virou verbo). O primeiro capta as imagens com a melhor luz possível. O segundo pode construir corpos magérrimos e perfeitos, peles de plástico, livres de celulite ou qualquer outra imperfeição natural. O resultado é, em casos extremos, uma ilustração que tem pouquíssimo a ver com o original. Da perseguição dessa beleza inatingível podem provir sérios danos à autoestima, sobretudo em adolescentes, quando não transtornos como a bulimia e a compulsão por cirurgias plásticas. Do outro lado do Canal da Mancha, parlamentares ingleses também propõem restrições ao uso do Photoshop em campanhas publicitárias voltadas para menores de 16 anos. A fundamentação é que fotografias manipuladas podem fazer mal à saúde.

A possibilidade de manipulação da fotografia existe desde a invenção da câmara escura. No século XIX, os retratos encomendados passaram a ganhar correções feitas com a ajuda de retocadores, que com pincéis e tinta procuravam melhorar a aparência dos fotografados. O mito de que a fotografia é a representação da realidade foi usado de forma maquiavélica por ditadores, como Stalin, Hitler, Mao Tsé-tung e Mussolini, que tentaram reescrever a história por meio da alteração criminosa de fotografias. Hoje, a manipulação da imagem encontrou possibilidades infinitas com a fotografia digital. Sexagenárias posam para capas de revista com pele e corpo de adolescente – mas sem espinhas, é claro. Até lipoaspirações digitais, como a feita pela revista francesa Paris Match com o presidente Nicolas Sarkozy, são possíveis. A questão proposta pelos legisladores franceses é separar o joio do trigo. "Quando escritores partem de evento real mas o embelezam, eles são obrigados a avisar seus leitores de que se trata de uma ficção ou de uma dramatização baseada em fatos reais. Por que com a fotografia deveria ser diferente?", pergunta a deputada Boyer. Por enquanto, podemos tudo. Nós definimos o limite. Como nos anúncios de bebida alcoólica, a resposta está na quantidade: "Photoshop, use com moderação". Essa parece ser a receita possível para não transformar todas as fotografias em ilustrações.


Manipulação criminosa

A alteração de imagens, tão antiga quanto a própria fotografia, já serviu aos mais diversos – e torpes – motivos. Programas como o Photoshop apenas tornaram mais fácil a edição digital de fotos

Fotos Marcos d’Paula/AE
O INIMIGO SUMIU
Vladimir Lenin discursa em Moscou, em 1920: as imagens de Leon Trotsky e Lev Kamenev foram apagadas depois que estes viraram adversários políticos de Josef Stalin. Ambos seriam assassinados anos depois a mando do líder soviético


Jamejam Onli/AFP
O FRACASSO SUMIU
Teste dos mísseis Shahab-3 no Irã, no ano passado: o quarto míssil, que falhou durante o lançamento, foi apagado. A agência de notícias do governo substituiu-o por uma montagem das imagens dos outros mísseis


Neal Hamberg/Reuters
O PNEUZINHO SUMIU
Nicolas Sarkozy, presidente da França, de férias nos Estados Unidos em 2007: a revista Paris Match, que o apoiava, afinou sua silhueta com uma “lipoaspiração digital”. A manobra foi denunciada pela concorrenteL’Express



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